terça-feira, 31 de março de 2020

Implantação de D&I


Valorizar a diversidade na cultura organizacional
   
  • Missão, visão e valores;
  • Políticas de equidade de oportunidades;
  • Políticas de ação afirmativa;
  • Estímulo à formação de comitês internos;
  • Desenvolver a educação corporativa para promoção do respeito e acolhimento das diversidades.

Normativas contra a discriminação no trabalho

1948 | DUDH – Direito ao trabalho como garantia da dignidade da pessoa humana;
1958| Convenção 111 da OIT - Discriminação em Matéria de Emprego e Ocupação - 42ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra);

1968 | Brasil: Decreto 62.150 - promulga a convenção 111;
Para fins da presente convenção, o termo "discriminação" compreende:
 a) Toda distinção, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão.

Comitês/Programas

       D&I;
       Direitos Humanos;
       Cultura de Paz;
       Sustentabilidade;
       Responsabilidade social.

Interfaces

       Recursos humanos: contrata, retém e desenvolve;
       Jurídico: responsável por termos de ajustamento e conduta e processos em relação aos temas;
       Comunicação: sensibilização do público interno e posicionamento do público externo;
       Saúde ocupacional: contribui para qualidade de vida e integração das equipes;
       Operação: sabe como as diferentes questões ocorrem cotidianamente.



Etapas de implantação de Programa de D&I
A.      Identificação: Identificação de área, GT ou líder.
B.      Capacitação: Capacitação desta área, GT e líder.
C.       Diagnóstico: Levantamento dos dados de diversidade da organização. Percentual no quadro geral e por nível hierárquico.
D.      Análise: Análise dos dados em diálogo com a missão e as políticas institucionais.
E.       Definições: Definição do que é diversidade para a organização e quais grupos serão focados na 1ª onda.
F.       1ª Onda: Entendimento dos grupos; elaboração de metas e prazos; planejamento de comunicação sensibilização, etc. (foco público interno); treinamento RH e lideranças.
G.      2ª Onda: Análise de resultados alcançados e redefinição de metas e planejamento de comunicação e sensibilização com foco público interno e externo.


Veja as etapas de implantação ilustradas no quadro abaixo. 
Etapas de implantação. 


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